Experiência no Hexacampeonato é inspiração para atletas do Sub 19
Estar próximo de atletas experientes, viagens pelo estado, e até mesmo a titularidade em alguns jogos são algumas das experiências que alguns atletas tricolores que compõem o elenco da categoria de base puderam ter durante a disputa e conquista do hexacampeonato tocantinense em 2018. Às vésperas da estreia no Tocantinense Sub 19, os jovens atletas reconhecem a importância da participação no profissional e falam sobre as expectativas para as próximas competições.
O meio campista Emerson, foi quem vestiu a camisa do elenco profissional por mais tempo e afirma ter sido um momento marcante na sua carreira.
“Foi um passo a mais porque pegamos experiência com jogadores mais velhos. O momento que me marcou foi o primeiro jogo contra o Araguaína, era a estreia do time e minha como profissional e entrando de titular. Vai ajudar muito porque nós que disputamos o profissional pegamos uma experiência a mais, estamos mais maduros, e sabemos da responsabilidade”, avaliou.
O atacante Gustavo, elegeu como o momento mais marcante da sua passagem pelo profissional um lance decisivo na final do Campeonato.
“Foi contra o Gurupi, na final, no jogo de ida. Eu sofri um pênalti e buscamos o empate no finalzinho estourando o cronômetro. Isso que deu mais garra para nós buscarmos a vitória em casa no jogo de volta”, lembrou.
Aos 18 anos, quem também viveu momentos de fortes emoções na competição foi o atacante Petim.
“O momento que mais me marcou no campeonato foi quando eu fui eleito o melhor jogador da partida em Porto Nacional, que para mim que estou começando, para a minha carreira, é muito importante. Foi muito bom, pois eu aprendi muitas coisas importantes na minha vida de jogador que eu levarei para toda minha vida”, avaliou.
Para o meia João Grilo a convivência com os atletas profissionais fez a diferença na sua vida como jogador.
“Foi muito bom ter disputado meu primeiro campeonato pelo profissional e o momento que eu mais gostei, foi quando os jogadores me deram confiança e conselhos que eu precisava pra não temer nada e sempre jogar com serenidade e alegria”, lembrou.
Expectativas
Reconhecendo a importância da disputa do profissional e com mais experiência na bagagem, os atletas vivem agora a expectativa e a responsabilidade de vestirem a camisa do tricolor no elenco principal, durante a disputa do Tocantinense Sub 19.
Para o volante João Leite, o período mais longo de atividades e a experiência no hexa poderão sim fazer a diferença para o elenco dentro e fora de campo.
“Todos nós esperamos um belo campeonato, estamos trabalhando duro e com esforço há um bom tempo, esperamos que no fim possamos sair vitoriosos. Ter jogado o profissional pode ajudar muito a lidar com as situações mais difíceis durante os jogos, ter a calma e sabedoria durante o jogo vai ajudar muito, mas são desafios diferentes”, ressalta.
Para o goleiro Matheus, que foi titular no jogo diante do Interporto no estádio Nilton Santos, o título também é o objetivo na competição.
“A expectativa é buscar novamente o título, compartilhando com a equipe a experiência que adquiri participando do tocantinense profissional. Foi uma experiência marcante, tudo completamente novo para mim. Tenho dois momentos memoráveis: minha estréia como profissional e, claro, o título. Alegria imensurável”, reafirmou.
Edryan Luiz, também goleiro, de apenas 17 anos, foi objetivo ao falar sobre a expectativa para o Tocantinense Sub 19. “Que a gente faça um bom campeonato, de tudo certo chega na final e seja campeão”.
O Campeonato Tocantinense Sub 19 tem previsão de início para o dia 11 de agosto.