Palmas aposta em rotina de treinos, foco e alimentação para enfrentar maratona de jogos
Nesta quarta, 21, o tricolor volta a campo para mais um desafio do Campeonato Brasileiro da Série D. O adversário será a Caldense (MG) em jogo que marca o início do returno da competição. A partida acontece às 16h no estádio Nilton Santos.
Capitão dos jogos em casa, o zagueiro Leite falou sobre o foco da equipe e o desafio de um calendário extenso com jogos duas vezes por semana com viagens longas.
“O foco é o mesmo desde o início do campeonato. Todos buscam dar o melhor de si dentro de campo, estamos empenhados e focados para conseguir melhores resultados. Em relação ao cansaço, estávamos cientes de como ocorreria o calendário e buscamos sempre descansar e se alimentar bem para chegarmos bem nos jogos”, afirmou.
O preparador físico Rodrigo Dias, explicou como é a rotina de atividades com foco tanto no preparo quanto na recuperação dos atletas.
“Nós sempre buscamos dentro do planejamento tentar organizar sessões de treinamento pra que a gente possa também recuperar esses atletas. A gente tem a Clinesportes também nos auxiliando nesse sentido e os próprios treinamentos no clube pra que possa não só desempenhar um bom futebol mas também conseguir recuperar a sua forma. É uma questão bem complexa em se tratando de uma Série D onde a gente já fez oito jogos em 30 dias: dá uma media de um jogo a cada aproximadamente 4 dias, com viagem, logística, enfim, não é nada fácil pois jogos intensos, com climas diferentes do nosso. Essas questões tem que ser bem avaliadas, a gente tem um planejamento organizado já e traçado para adequar tudo isso”, explicou.
Rodrigo contou ainda como é a orientação para que os atletas façam um trabalho individual auxiliar em casa, buscando a recuperação entre uma partida e outra.
“A gente busca junto com nutricionista Tânia Felix, da MedMais que eles façam uma alimentação saudável, indicando o que eles precisam comer em casa, para que eles possam ter uma melhor recuperação, além do descanso. A gente pede que eles durmam bem, descansem bem, pra que possam estar recuperado 100% pro próximos treinos e jogos. De acordo com o feedback de cada um vamos adequando e tentando conciliar toda a carga em todo o processo para que ele possam sempre performar em mais alto nível”, explicou.
Depois de enfrentar a Caldense em casa o tricolor viaja a Brasília onde joga com o Gama no próximo sábado, 24, às 17h.